De tempos em tempos há novidades em relação ao saque do FGTS. Aquelas modalidades previstas em lei permanecem, mas novas regras são criadas de forma que outras pessoas também passam a conseguir saque FGTS.
Iniciaram em dezembro de 2019 os saques com valores até 998 reais. As pessoas que já haviam feito um saque de 500 reais, porém tem direito a sacar 998, já podem sacar o valor restante.
Saque imediato: o que é – como funciona
Embora o valor pago através do saque imediato seja alto, mais de 31 milhões de trabalhadores ainda tem valores a sacar dentro das regras. Mas para isso há um prazo…
A data limite para saque FGTS (modalidade saque imediato) é 31 de março de 2020. Depois desse dia, apenas poderão ser feitos os saques dentro das condições previstas em lei. Como por exemplo: demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, aquisição de casa própria e ainda outras.
Contudo, quem tem poupança na Caixa e quer que o dinheiro permaneça no FGTS, deve avisar o banco até o dia 30 de abril. Sendo assim, a Caixa retornará o valor para a conta vinculada ao Fundo de Garantia em até 60 dias.
Quer saber como Consultar o FGTS para saber o saldo? Veja nossa postagem sobre o assunto.
Onde pode ser feito o saque FGTS?
Destacamos também, que o saque FGTS pode ser feito nas Lotéricas, com documento de identificação válido, para sacar até 100 reais. Se o valor for até 998 reais, leve também a senha do cidadão. Já no autoatendimento precisa apenas da senha do cidadão para sacar até 998 reais.
Se preferir você também pode ir até uma agência da Caixa portando um documento de identificação válido, para fazer saque FGTS até 998 reais. Outro local onde é possível sacar é nos correspondentes da Caixa. Todavia, além do documento de identificação válido, leve o cartão cidadão e a senha do cartão.
Saque-aniversário – conheça essa novidade
Junto com o ano de 2020 chegou uma novidade em relação ao Fundo de Garantia. É o saque-aniversário. Isso quer dizer que, uma vez ao ano, os trabalhadores poderão fazer um saque de parte do seu FGTS. Entretanto, que aderir a essa nova modalidade, não poderá fazer o saque do valor total de sua conta em caso de demissão sem justa causa.
Publicidade
Saque FGTS e a multa dos 40 % – Como fica?
A resposta para essa pergunta é simples. Sim, quem optar pelo saque aniversário receberá o valor da multa de 40 % do FGTS se for demitido sem justa causa. O saque do FGTS referente ao valor da multa pode ser feito normalmente.
Da mesma forma vale a regra da multa rescisória dos 20%, para trabalhadores que fizerem acordo com seus empregadores.
Os trabalhadores que fizerem adesão a modalidade saque-aniversário, podem mudar de ideia e voltar para a opção do saque imediato. Mas se tiverem mais de uma conta, terão que fazer a mesma opção para todas.
O saque –aniversário será feito de acordo com o seguinte calendário.
Calendário para o saque- aniversário em 2020
RECEBEM DE: NASCIDOS EM:
abril a junho janeiro e fevereiro
maio a julho março e abril
junho a agosto maio e junho
julho a setembro julho
agosto a outubro agosto
setembro a novembro setembro
outubro a dezembro outubro
novembro de 2020 até janeiro de 2021 novembro
dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 dezembro
Ao finalizar lembramos ainda que o valor do saque-aniversário varia, dependendo do saldo do FGTS. Os trabalhadores que optarem por essa modalidade também não poderão sacar todo o valor da conta em caso de demissão sem justa causa.